18 de mai. de 2011

acordo ortografico de 2020 ??

para quem acha ruim deixar de colocar os acentos, explico: eu sigo o acordo ortografico de 2020.

Pelos estudos da antropologia sabe-se que os ancestrais do homem começaram a emitir sons, e posteriormente falar, bem antes do homo sapiens, enquanto a descoberta e uso da escrita apareceu mais ou menos uns 6.000 anos atrás.
A escrita é um meio para reproduzir a linguagem, um meio pratico que fornece alguns elementos para que vocé busque na sua memoria uma palavra que vocé normalmente já conhece, pois a aprendeu na infancia ou na escola.
As linguas possuem uma grande quantidade de sons diferentes, no entanto na escrita alfabetica usamos um numero pequeno de letras, mais ou menos 25, por praticidade;
se a escrita devesse reproduzir com absoluta perfeição a lingua falada, deveriamos aumentar o numero de letras para mais de 40;
alguns exemplos:
hoje a letra L se pronuncia de maneira diferente em "Brasil" e em "livro" (deveriamos ter uma letra especifica para o L de Brasil ?)
o X se pronuncia de maneira diferente em "taxi", em "taxa" e em "exemplo"( deveriamos ter uma letra especifica para o X de "taxa" e outra para o X de "exemplo" ?)
outro caso è o da S dura e da S mole ( deveriamos escrever diferentemente o S de "preso" e o de "sapo" ?) ; mesma coisa para o Z...

e também, na lingua falada existe uma grande variedade de acentos diferentes, e de tons diferentes;
se a escrita devesse reproduzir com absoluta perfeição os tons agudos, graves, abertos e fechados das vogais na lingua falada, deveriamos aumentar tais sinais e seu uso ;
alguns exemplos:
a letra A se pronuncia de maneira diferente no 1^ e no 2^ A da palavra "Ana" ( deveriamos escrever ãna ?)
a letra O se pronuncia de maneira diferente no 1^ e no 2^ O da palavra "almoço" ( deveriamos escrever "almóço" ? vamos escrever ãntrópòlógó ???)

São inumeros os casos que mostram como a escrita não precisa reproduzir com absoluta perfeição a lingua falada, pois desta forma ficaria muito mais complicada, mas sim deve ajudar nosso cerebro a encontrar na nossa memoria uma palavra que nos já conhecemos, e conhecemos como se pronuncia também.

O inglés è o campeão de escrita pragmatica simplificada
O Portugues seria o campeão de escrita complicada?

Sou a favor da eliminação dos acentos na escrita , é muito mais pratico e não vai prejudicar em nada a comprensão da lingua; vamos manter somente o til , e o acento na ultima silaba.
Siga jà o acordo ortografico de 2020 !