este post è a continuação do post: 4 passos para melhorar o transito no trevo do Daia
passo 3: o corredor
o corredor exclusivo para atravessamento da Br no sentido Daia>Anapolis, é obra simples, barata, e inteligente para regular o fluxo dos veiculos, na saida do Daia na BR.acompanhe no mapa
Visualizar Anapolis: trevo do DAIA -- o corredor em um mapa maior
A pista de saida do Daia para BR, deverá ser dividida com bloquetos fosforescentes (ou meia-bola) de modo a formar dois corredores independentess, impedindo a migração de um para o outro;
do lado interno o corredor exclusivo para atravessar a BR(linha verde), do lado externo o corredor para entrar na BR a direita em direção a Brasilia(linha amarela) - os corredores deverão iniciar na altura do posto(ou +- 100 mt)(caso não seja suficiente precisara`alongar o corredor atè a Granol 600/800 mts)
Com esta simples divisão teremos varios beneficios:
1) a parcela de usuarios que pretende virar a direita em direção a Brasilia ( 20%?) não ficará presa na fila, podendo entrar liberamente no corredor externo que vira a direita.
2) do restante (80%) , quando começará a se formar a fila, certamente a metade(40%) resolverá entrar no corredor externo, que estará livre, pois poderá entrar em Anapolis pelo trevo de Brasilia, ou fazer o retorno para ir a Goiania
3) o restante 40% escrolherá o corredor interno de atravvessamento , e ficará portanto em uma fila 60% menor
4) em casos de muita fila, é bem possivel que a grande maioria dos usuarios escolherá o corredor externo LIVRE , entrando a direita na BR, reduzindo enormemente a fila.
esta é uma solução matematica de um problema de filas.
o seu custo é de poucos milhares de reais.