28 de set. de 2011

Antonio Gomide: Mil dias de Governo em Anápolis

Mil dias de Governo em Anápolis: uma história de luta e conquistas


No próximo dia 28 de setembro temos a honra de completar mil dias à frente do comando administrativo de Anápolis. Mais do que a simbólica marca de uma gestão, este marco ganha outra dimensão em importância para todos nós quando analisado internamente, em todas as suas conquistas, nas superações e na integração que conseguimos realizar entre o povo de Anápolis e a gestão municipal.

Ao longo deste período temos uma série de conquistas a serem rememoradas e celebradas. A primeira delas é, sem dúvida, a reconquista da positividade e do otimismo do povo com relação à própria cidade. Este período foi fundamental para que houvesse um resgate essencial da auto-estima do anapolino. Se em outros tempos, tivemos um bairrismo saudável com nossas virtudes, passamos um longo período desacreditados de nossos potenciais, de nossa capacidade de avançar e, por conseguinte, de nós mesmos. O reavivamento deste sentimento nos permitiu voltar a crescer e a buscar o caminho natural do desenvolvimento, que é uma marca indelével da cidade e da nossa gente.


Para tanto, buscamos uma união de esforços entre os segmentos organizados da sociedade, bem como do cidadão comum, aquele que trabalha, vive e vibra em sintonia com Anápolis.


As intervenções que pudemos realizar nestes mil dias foram preponderantes.

Temos, até o momento, mais de 32 bairros asfaltados. São setores que ansiavam pelo benefício há anos, alguns há décadas, e cujos moradores muitas vezes já haviam perdido as esperanças. Este resgate foi fundamental. É possível ver em nossas inaugurações de pavimentação e demais obras de infraestrutura uma alegria que vai além do recebimento do benefício: é a satisfação de receber o respeito e a atenção da gestão pública e o atendimento às reivindicações. E isto vai além dos investimentos do tesouro municipal, tampouco pode ser mensurado em metros cúbicos de massa asfáltica.

Na Educação, praticamos um reaparelhamento físico das unidades de ensino fundamental, instalando pelo menos um laboratório de informática por escola. Além disto, investimos de forma consistente em conforto, com novos ônibus e carteiras escolares. Aos professores, buscamos reciclagens e a expansão do conhecimento. Distribuímos notebooks a todos os professores, a fim de promover novas ferramentas de trabalho e oportunidades e aumentar seus horizontes profissionais, impactando diretamente na melhoria do ensino. Um número que nos dá orgulho e satisfação é quanto à ampliação de atendimento das antigas creches, hoje conhecidos como CMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil. Iremos findar nossa gestão triplicando o número de unidades que recebemos em 2009, fato que muda o perfil da Educação Infantil em nossa cidade.

Nestes mil dias conseguimos realizar mais de 2,5 mil unidades habitacionais, abrigando famílias que antes não tinha dignidade em suas moradias ou viviam em dificuldades com o pagamento de aluguel. Em parceria com o Governo federal, estamos abrindo novas unidades e dando conforto e tranqüilidade a milhares de famílias e trabalhadores anapolinos.

Foi neste período também que conseguimos conceber – em parceria com o SindiAnápolis – o tão esperado Plano de Cargos e Salário, pondo fim a uma espera de 20 anos. Resgatamos os compromissos com o funcionalismo, prestigiando os servidores de carreira. Além disto, contratamos mais de três mil novos funcionários, sobretudo para Educação e Saúde, mediante a realização de concursos públicos.

Na Saúde, estamos em processo de construção de um novo hospital para a cidade, fato inédito nos últimos 40 anos. É uma nova chance de salvar vidas, com atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana. Equipamos as unidades de atendimento, reformando todas as unidades nos bairros, além de inaugurarmos centros de especialidades e diagnósticos. Desta forma, pusemos fim à peregrinação da população em busca de exames e demais necessidades que antes não eram cobertas pela Saúde municipal.

Fizemos ainda nestes mil dias importantes intervenções no trânsito da cidade, construindo pontes, trocando antigas instalações de madeira por novas construções de concreto. Estamos construindo o primeiro viaduto municipal, dentro da cidade, dando mais fluidez ao trânsito e modernizando as instalações como um todo.

Temos conquistas preponderantes na promoção e resgate na Cultura, no segmento social e avanços diversos cujo espaço nos limita a relatar. Mas é fundamental que destaquemos que o principal capital adquirido nesta simbólica data de mil dias está além da quantificação material. Não pode ser medido em números, relatórios e dados frios e matemáticos. Nossa principal conquista é a confiança da população da cidade, através da busca pela íntima parceria com o povo. Todas as conquistas e as inovações perceptíveis facilmente em Anápolis possuem as digitais de cada anapolino que não mediu esforços para dar suporte ao projeto para uma cidade plural, de todos, e cada vez mais no caminho do desenvolvimento.

Estamos construindo aqui a melhor cidade de Goiás, através do suor e das mãos de todos os anapolinos, num esforço sem fim, porém recompensado, na busca pelo desenvolvimento social e econômico da nossa Anápolis.