11 de fev. de 2012

Acia, parteira do Daia, o Daia mais precisa è de você !

50 anos atrás, um grupo de visionarios empreendedores anapolinos  foi parteira de um projeto corajoso e muito á frente da sua epoca: construir um distrito industrial longe 20 km da cidade; segundo muitos um sonho megalomaniaco, uma catedral no deserto;

nas primeiras decadas a criança sofreu de muitas doenças infantis, mas os empresarios da Associação Comercial Industrial de Anapolis (Acia) continuaram acreditando no futuro do Distrito Agro Industrial de Anapolis (Daia); com o tempo foi criado o Polo Farmaceutico, e finalmente, ha mais ou menos 10 anos o sistema Daia começa a engrenar; aumenta sempre mais o numero de industrias ; por ultimo um grande salto è dado com a instalação de uma industria global, a Hyundai; a partir deste momento o Daia entra em um circulo virtuoso de crescimento, pois seu tamanho gera atração sinergica, e sempre mais industrias querem participar do sistema.

A estrategia de crescimento do Daia è um caso de sucesso; hoje o projeto Daia tem uma "equipe de venda" formidavel: está sendo trabalhado pessoalmente pelo Governador, pelo Secretario da Ind.Com, pelo Presidente da Goiás Industrial, e varios empresarios que "vendem o projeto Daia " pelo Brasil afora e pelo Mundo: um grande sucesso comercial !! a demanda está superando a oferta, precisamos de mais areas de ampliação;

no aspecto da gestão estrategica vamos dar nota 10 !
quanto ao aspecto operativo, da administração da operação do Daia , do seu funcionamento , da sua eficiencia qual será o voto que vamos dar?
o meu voto , de quem vem acompanhando nos ultimos 10 anos, o meu voto è 5!!!

( e aqui preciso abrir uma parentese para justificar o meu voto com um unico exemplo gritante :
eu fico pasmo de ver como nestes ultimos 10 anos deixou-se crescer o problema do congestionamento do transito no trevo do Daia, como um ironico simbolo de ineficiencia na entrada da cidade, sem fazer alguma coisa para resolver o problema, continuando a falar sobre o viaduto como a unica solução;
e somente depois de 10 anos finalmente conseguimos colocar alguns cartazes e fazer um desvio do transito pesado para os retornos; eu me pergunto: quanto tempo vamos demorar agora para arrumar os retornos? sim porque agora è preciso arrumar os retornos; e quanto tempo vamos demorar para asfaltar sómente 5 km de asfalto que completaria a estrada Hyundai-Trevo Brasilia? pequenas obras que no conjunto poderão reduzir substancialmente o problema do engarrafamento que todo dia custa milhares de horas aos trabalhadores, fornecedores e visitantes do Daia ? ).


Existe sim uma falha na gestão operativa ordinaria,  e è aqui que acho que nossa Acia poderá entrar com sua importante atuação;
o Governo do Estado está fazendo muito bem a sua parte, trabalhando para trazer industrias, come já foi dito, e na area politica e financeira para executar as grandes obras ( viaduto, anel do Daia, infraestrutura etc); neste aspecto somente podemos elogiar sua atuação;
a função do Estado è de traçar as estrategias , fornecer as condições para o progresso com obras de infrastrutura e com criação de serviços, mas a execução destas obras e serviços, è muito melhor administrada quando è terceirizada para o setor privado;

è uma tendencia mundial: o Estado programa e fornece os recursos, o setor privado executa e administra melhor;
" Só com a associação do setor privado com o público será possível recuperar a infraestrutura brasileira " diz Fernando Henrique Cardoso em recente entrevista a Alberto Tamer http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fhc-agora-e-a-vez-dos-portos-,834798,0.htm ;
è o que o Governo federal está fazendo hoje com os aeroportos.

Em Anapolis temos uma classe empreendedora excelente, reunida em volta de uma associação que transformou a cidade dando à luz  o maior distrito industrial do Brasil central;
vamos ao trabalho, Acia: o Daia mais precisa è de vocé!!